segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ESPECIAL! - Duas receitas de MUFFINS: tradicional inglês e o de chocolate!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Leia aqui o porque da mudança de "Júlia Na Inglaterra" para "E aí, sonhadora?".

Sou apaixonada por tudo que envolve a Inglaterra, e isso deve estar mais do que na cara, não é? Já que é assim, com a gastronomia não seria tão diferente. Os muffins são bolinhos deliciosos que já fazem parte da minha vida (rs) há algum tempo, porém eu só os comprava prontos na padaria ou no super mercado, e esses dias resolvi procurar receitas e por literalmente a mão na massa! 


Os de chocolate! Meus prediletos ♥


Então vamos começar, primeiramente,  os muffins aqui no Brasil e em muitos outros lugares, são estes bolinhos das imagens, bem parecidos com os famosinhos cupcakes, mas que ao meu ver, são muito mais saborosos e garanto que quem não gosta muito da doçura e consistência  dos cupcakes, também!


  • Abaixo segue a receita dos maravilhosos muffins de gostas de chocolate!




Ingredientes:

(Obs: medida da xícara de 200ml)
1 2/3 xícara (chá) farinha de trigo
¾ xícara (chá) açúcar
1 ½ colher (chá) fermento químico
100g de manteiga derretida
2 ovos inteiros
100ml de leite em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
120g de gotas de chocolate meio amargo


Modo de Preparo:

Unte uma forma de muffins, ou coloque forminhas de papel nas formas de alumínio.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Em uma vasilha, misture os ingredientes secos.
Em outra vasilha misture a manteiga, o leite, ovos e a baunilha. Com um garfo, junte aos ingredientes secos e por último acrescente o chocolate.
Misture o suficiente para obter uma massa ainda ‘empelotada’, é para deixar a massa lisinha, como massa de bolo, senão, os muffins ficarão secos e duros.
Distribua a massa nas formas, sempre lembrando de completá-las até 2/3 de sua capacidade.
Leve ao forno por 14 a 15 minutos – faça o teste do palito.

> Rendem 12 muffins. <



English muffins



Já os muffins originais da Inglaterra, são como pãezinhos e demoram mais para ficarem prontos. Os ingleses costumam colocar geleias, queijos e até mesmo acompanhamentos de sanduíches para comerem.
  • Abaixo receita do English Muffin:

Ingredientes: 

250 ml de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
7 g de fermento biológico seco
250 ml de água quente (45ºC)
60 g de manteiga ou margarina derretida
750 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de polenta (fubá)


Modo de Preparo:

Aqueça o leite em uma panela pequena até borbulhar. Então, retire-o do fogo. Acrescente o açúcar, mexendo bem para dissolvê-lo. Deixe o leite esfriar até ficar morno. Em uma tigela pequena, dissolva o fermento biológico na água quente. Espere cerca de 10 minutos até obter uma mistura cremosa.
Em uma tigela grande, junte o leite com a mistura de fermento, a manteiga e metade da farinha. Bata até obter uma nova mistura homogênea. Acrescente o sal e o resto da farinha. Ou, então, o suficiente para obter uma massa macia. Sove a massa, depois coloque-a numa tigela untada, cubra-a e deixe-a crescer.
Volte a sovar a massa. Abra-a até atingir 1 cm de espessura. Faça círculos usando um cortador de biscoito, um copo ou uma lata de atum vazia. Polvilhe papel-manteiga com polenta e coloque os círculos aí para que possam crescer. Polvilhe os muffins com polenta também. Cubra-os e deixe-os crescer por 30 minutos.
Aqueça uma frigideira untada. Doure os muffins por cerca de 10 minutos de cada lado, em fogo médio. Mantenha-os em um forno aquecido até todos terem sido assados. Você pode cortá-los ao meio e rechear como quiser.

> Rendem 18 unidades <


Espero que gostem das receitas... Caso queiram saber mais algumas, deixem nos comentários! E claro, quem fizer me conte se gostou! =)

Beijo da Jú. 


2 comentários:

  1. Nunca fiz, vou ver se faço
    Beijos
    http://teenworld23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E aí, sonhadora? © 2014