segunda-feira, 31 de março de 2014

TAG NOVA! - Seu Intercâmbio em AMSTERDAM com Lisiane!

segunda-feira, 31 de março de 2014
Não é novidade para ninguém que meu maior desejo é fazer intercâmbio, em especial, fazê-lo na Inglaterra, né?! Trago isso comigo desde os 10 anos, e acredito que vou realizar este sonho muito em breve, pois cada atitude/passo que dou, é pensando nesse futuro tão próximo e distante ao mesmo tempo... Mas vamos ao que interessa não é?!
Sempre penso em coisas novas para passar a vocês, e por isso, estreio oficialmente a tag “Seu Intercâmbio”, que serão entrevistas com pessoas que já tiveram ou estão tendo a experiência de viver em lugares tão sonhados! A tag irá ao ar de 10 em 10 dias e hoje é com uma guria muito simpática, e que é da minha terrinha, Rio Grande do Sul! Sem delongas, vamos lá?



A primeira entrevistada é Lisiane, que tem 22 anos e é gaúcha. Ela está fazendo intercâmbio na capital Amsterdam, e topou contar pra gente como está sendo essa experiência fantástica! Confiram:


  • Jú: Desde quando planeja e sonha com este intercâmbio?
Lisiane: Comecei a cogitar a ideia de fazer intercâmbio quando já estava na faculdade, na metade de 2012. Foi quando tive os primeiros contatos com as oportunidades de intercâmbio com bolsa de estudo, pois elas tornaram essa ideia possível para mim...


  • Jú: Qual o tipo de intercâmbio que você faz?
Lisiane: Eu faço intercâmbio pelo programa do governo brasileiro “Ciência sem Fronteiras”. São vários países cadastrados no programa (desde Reino Unido, Estados Unidos, até China e Coréia do Sul. Esse tipo de intercâmbio não tem como foco o aprendizado do inglês, e sim que você estude numa universidade em outro país para adquirir conhecimento na sua área de estudo. Você recebe uma bolsa para se sustentar no país que escolheu, além e passagem aérea e outros auxílios. Eu escolhi a Holanda e atualmente moro em Amsterdam. (Se você quiser saber mais, aqui http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/ tem muita informação)


  • Jú: Indica alguma agência especializada?
Lisiane: Como não estou fazendo intercâmbio através de nenhuma agência, não posso indicar nenhuma. Mas, se você está na faculdade, procure o Escritório de Relações Internacionais dela, porque eles podem informar melhor sobre as oportunidades.



  • Jú: Quais documentos e procedimentos foram necessários para o intercâmbio?
Lisiane: Meu intercâmbio é de 1 ano, por isso, tive que providenciar o visto de residência na Holanda. Além disso, também precisei de Histórico Escolar, Certidão de Nascimento, tudo traduzido com tradutor juramentado.


  • Jú: Há quanto tempo está em Amsterdam? E quando voltará?
Lisiane: Estou há 8 meses aqui. Volto na metade de julho, então ainda tenho uns 4 meses pela frente.


  • Jú: Como foram os primeiros dias longe de casa?
Lisiane: Os primeiros dias foram só euforia – eu estava MUITO animada. Depois de um tempo, quando comecei a estabelecer minha rotina, com os estudos e tudo mais, comecei a sentir falta da família... Mas com o skype e whatsapp a distância encurta, e dá pra matar pelo menos um pouquinho dessa saudade!


  • Jú: Houve muitas dificuldades?
Lisiane: Tive duas dificuldades principais: primeiro, foi morar sozinha, porque sempre morei com meus pais e meus irmãos até fazer o intercâmbio! Por isso, sentia (e ainda sinto) muita falta da “casa cheia!”. Outra coisa que achei complicado foi a linguagem: eu vim para estudar em Inglês, porém na Holanda a língua oficial é o holandês: por isso, algumas dificuldades a mais chegaram, por exemplo: como fazer compras se todos os produtos tem sua descrição em holandês, e você não fala absolutamente nada nessa língua? Mas com o tempo foi se tornando cada vez mais fácil!!


  • Jú: O que lhe impressionou de verdade em Amsterdam?
Lisiane: A estrutura de transporte público (há outras cidades que possuem uma estrutura ainda melhor, mas mesmo assim é impressionante!) e também a estrutura para andar de bicicleta. As ciclovias são ótimas, os motoristas respeitam as bicicletas e você se sente muito bem pedalando. É uma maravilha.




  • Jú: Conte-nos como é a moradia, trabalho e estudos por ai.
Lisiane: Moro numa moradia estudantil. Tenho meu próprio quarto com banheiro privativo, e divido a cozinha com mais 13 pessoas (o que às vezes é complicado, não se pode negar!). Nos primeiros seis meses aqui cursei disciplinas, tendo entre 3-4 horas de aula por dia. Agora estou fazendo estágio, trabalho num laboratório todos os dias por 8 horas. É puxado mas estou gostando um monte!


  • Jú: E a culinária local, boa ou quando possível corre para comidas típicas da nossa terrinha?
Lisiane: Eu não gostei da culinária Holandesa!! Os pratos típicos não me agradaram. No fim, eu cozinho sempre em casa, e quando não posso voltar para almoçar levo comida de casa! E não adianta, acho a comida brasileira uma das melhores que tem! Mas o bom é quase tudo que você procura de comida típica brasileira dá pra encontrar por aqui!


  • Jú: Conte-nos como foi conhecer a Inglaterra, também.
Lisiane: Viajei para a Inglaterra no início do intercâmbio, quando fiz o primeiro mochilão. Fui para Londres, Liverpool e Edimburgo (que OK, é na Escócia e não na Inglaterra, mas faz parte do Reino Unido!). Eu me apaixonei MUITO por cada uma das cidades, não queria mais ir embora... Tudo era exatamente como eu imaginava e ainda mais legal! Valeu muito a pena

  • Jú: E por fim, qual conselho daria a quem sonha em fazer um intercâmbio?
Lisiane: Meu conselho seria: Faça um intercâmbio. Você não vai se arrepender. O intercâmbio te dá uma bagagem inigualável: Você conhece um lugar novo, uma cultura diferente, tem oportunidade de se relacionar com pessoas de diversos outros lugares. Algumas vezes é a primeira vez que você mora longe de seus pais, a primeira vez que você tem que se virar sozinha. Tudo é novo, diferente, até mesmo assustador. É claro que nem tudo são flores, que alguns dias você só vai querer se teletransportar de volta pro Brasil pra comer aquela comidinha especial, ver aquele amigo que você sente falta ou pra pedir um colo pra mãe. Mas tudo isso é aprendizado, é experiência, é crescer. Fazer intercâmbio vale muito a pena. Sério!

Visite e acompanhe Lisiane em: Todos Os Dias Estão Ocupados!

Desejo muito sucesso a essa brasileira na terrinha holandesa, e agradeço muito à ela por ter me dado a honra da entrevista! 
Te cuida guria, beijão!

~

E ai, curtiu a tag nova? Conte ai pra gente o que achou da entrevista! 

~

E não esqueça que você pode mandar sua dúvida para a próxima entrevista, tanto pelo contato ali no cantinho, quanto pelo ask.fm (aqui).

Até breve;
Beijo.

16 comentários:

  1. Ahhhh que amor! Eu que agradeço pela entrevista! Me senti muito honrada :)
    E muito sucesso pra ti tanto no blog quanto nos planos pro intercâmbio.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada, Lisiane!
      Aproveita bastante tudo aí, viu?! Nosso Rio Grande sente sua falta!! rs
      Beijo!

      Excluir
  2. Meu sonho também é fazer um intercâmbio, mais ainda não sei ao certo pra onde iria acho que pro Canadá.
    Deve ser complicado mesmo morar em pensão estudantil.
    Mais o conhecimento que se adquire nessas viagens é pra vida toda!

    Foca no seu sonho!

    Beijo**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma conhecida minha fez um intercâmbio cultural de quatro semanas pro Canadá e AMOU!!!
      Acredite nos seus sonhos também!
      Beijo

      Excluir
  3. Ah venha cá me abraçar, vamos viajar juntas meu bem... também sou louca pra conhecer a Inglaterra, mas acho que esse sonho tá tão longe quanto o seu, mas não dá pra desistir né, uma hora nós conseguimos <3

    Beijão,
    botasbatidasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (te abraçando hahaha)
      Vamos sim, Isa! Temos é que ter fé e batalhar pelo que queremos!

      Beijo!!

      Excluir
  4. Adorei o post, muito útil! Vou salvar nos meus favoritos..
    Meu marido e eu pretendemos fazer um intercâmbio um dia!! rsrsrs Bjs!!

    http://blovirtuando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oh deus, da até vontade de me teletransportar para o local das fotos dela. Parabéns por ela ter conseguido passar para um projeto do governo bastante concorrido!

    Um Spoiler A Mais | Promoção Desapego Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo muito lindo né? Fiquei com vontade também! haha
      Parabéns mesmo, ela merece estar onde está!

      Beijão

      Excluir
  6. Morro de vontade de fazer intercâmbio e adoro saber as experiências de quem já fez!
    Beijinhos, Isa.

    Heart of Sunday

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos muito em comum então, rs. Fique ligadinha aqui no blog que em breve postarei mais entrevistas!
      xoxo

      Excluir
  7. Ha que sonho fazer um intercâmbio *--*
    Quando cursava Nutrição abriu para EUA e Canadá mas tinha que falar e escrever ingles então logo não me inscrevi ....
    Mas hoje me arrependo de não ter colocado a cara logo para fazer um...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas eu te entendo, é um tanto quanto arriscado ir para outro país sem conhecer nada... Se for para acontecer, outra oportunidade aparece e dessa vez você agarra ein?! hahaha beijo!!

      Excluir
  8. Olá flor! É isso ai nunca desista dos seus sonhos! Adorei o pot!
    Bjkinhas...

    http://artedepintarunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que lindo,também espero em breve conhecer
    este lugar lindo.
    Amei o blog flor seguindo
    Beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com

    ResponderExcluir

E aí, sonhadora? © 2014